Na pressa de usar aquela peça favorita, é comum jogá-la no cesto de roupas sujas junto com as demais e colocar tudo na máquina de qualquer jeito. No entanto, esse é um dos erros mais frequentes na hora de lavar roupas. Para quem deseja conservar suas peças por mais tempo, é importante evitar esse tipo de prática. Pensando nisso, a Lavix preparou algumas dicas valiosas para você:
Separação de peças Roupas pessoais devem ser lavadas separadamente de itens como panos de cozinha, panos de limpeza e cobertores dos pets. Toalhas de mesa e panos de prato frequentemente contêm resíduos de alimentos e gorduras que podem manchar outras peças. Portanto, evite misturar essas roupas.
Cuidados com as cores Roupas brancas não devem ser lavadas junto com roupas coloridas, pois as brancas podem acabar manchadas. Mesmo que as roupas coloridas não soltem tinta, as brancas podem adquirir um tom amarelado indesejado.
Uso excessivo de sabão em pó Mais sabão não significa roupas mais limpas. O excesso de detergente pode levar a um enxágue mais intenso e, com o tempo, causar desbotamento das peças. Use a quantidade recomendada de sabão para garantir uma lavagem eficiente e preservar a cor das roupas.
Importância das etiquetas Pode parecer insignificante, mas os símbolos nas etiquetas das roupas são fundamentais para entender a melhor forma de conservação. Ignorar essas instruções pode resultar em danos às suas peças.
Verificação do nível de sujeira Roupas muito sujas necessitam de um tratamento mais intenso, enquanto as com pouca sujeira podem ser lavadas de forma mais leve. Lavar peças extremamente sujas junto com as limpas pode resultar em desgaste desnecessário. O ideal é separar as roupas muito sujas e lavá-las separadamente.
A lavagem deve ser sempre feita com cuidado e atenção. Por isso, considere confiar seus itens a uma lavanderia especializada e siga as instruções de cuidado no rótulo das peças.